Backup / Restore de Site no Microsoft Azure com MySQL

Nesse artigo vamos mostrar como é realizado um backup e restore, de um site com banco MySQL, dentro dos serviços online Microsoft Azure. Quando criamos um site no Microsoft Azure, escolhemos uma opção de banco de dados e nesse artigo optamos pelo banco MySQL. Vamos agora, mostrar onde encontrar o banco de dados e visualizar os serviços vinculados ao mesmo.

Acesse a opção sites, escolha o site desejado e no painel inicial procure “Recursos Vinculados”. Confira na imagem abaixo:

Quando o site é gerado, automaticamente o serviço “Cleardb” é iniciado, fazendo o backup e disponibilizando estatísticas e recursos. Você pode efetuar um backup a qualquer momento clicando em “Create a Backup Now” ou restaurar um bando na data que estiver disponível. Esse serviço é de extrema importância e essencial contra desastres e períodos de testes.

Exemplo: Imagine que você fez uma alteração na URL em seu site no WordExpress e não consegue mais acessá-lo, sem muito esforço e trabalho, utilize o serviço de restauração e pronto. Seu site voltará ao normal em minutos.

Na imagem abaixo, mostramos uma tarefa sendo executada. Dependendo do tamanho do banco pode demorar, mas se o banco for pequeno em segundos o backup é efetuado.

Ótimo recurso e esperamos que ajude a todos que não conheciam e precisam efetuar um restore de seu site, dentro dos serviços online Microsoft Azure.

Deixe uma resposta