Habilitando Descoberta de Rede no System Center Configuration Manager 2012 R2

Nesse artigo vamos mostrar como habilitar as configurações de descoberta de rede no System Center 2012 R2. Para quem inicia sua configuração nessa grande ferramenta, esse é considerado um dos primeiros passos dentro do System Center Configuration Manager. Se você está iniciando agora com o SCCM, faça primeiramente esse passo para que todos os dispositivos e floresta Active Directory sejam detectados corretamente.

Abra a console do SSCM e selecione a opção “Administração”, conforme mostra a imagem abaixo:

Em administração do SCCM, encontraremos a opção “Métodos de Descoberta”. Você pode escolher o método que desejar e que melhor se encaixe em seu cenário atual. Aconselhamos a habilitar todos os métodos para que a descoberta seja completa. Veja que no momento todos estão como “Desabilitados”:

Vamos habilitar primeiramente a “Descoberta de Floresta do Active Directory”, isso fará com que o domínio seja integrado com o nosso System Center Configuration Manager pela primeira vez. Após a primeira detecção, você poderá escolher em qual período o SCCM irá efetuar atualizações na floresta para atualizar suas informações. Escolha a opção mais adequada para ao seu ambiente. Se sua rede for muito grande e houver modificações constantemente, escolha por “hora”.

Agora vamos escolher a opção “Descoberta de Sistema do Active Directory”, essa opção fará ma conexão direta com o banco de dados do Active Directory e nos mostrará todos os diretórios existentes no domínio atual. Clique em “Adicionar” como mostra a imagem abaixo:

Ao abrir, clique em “Procurar” e selecione o contêiner desejado ou o domínio completo. Em nossa caso escolhemos o contêiner completo para uma integração total entre o SCCM e a floresta.

Depois de alguns minutos, veja que os usuários e contêiner serão listados conforme mostra a imagem abaixo:

Esperamos que essa pequena dica ajude a todos que estão iniciando no System Center Configuration 2012 R2 e para quem ainda não teve a oportunidade de visualizar um ambiente aberto e suas opções.

Deixe uma resposta