Listando permissões de pastas em massa com AccessEnum (Sysinternals)

Nesse pequeno artigo vamos deixar uma dica bem legal para quem necessita listar permissões de pastas em sistemas de arquivos NTFS. A Sysinternals possui diversas ferramentas importantes para gerenciamento e ajuda no dia a dia do profissional de TI, e a AccessEnum. Imagine um cenário onde você necessite revisar permissões em diversas pastas e diretórios diferentes e precisar documentar essas permissões. A ferramenta não é muito forte na parte de entrega de relatórios, mas para uma análise pontual é extremamente rápida e não precisa de instalações pesadas, um simples aplicativo faz esse trabalho para você. Vamos agora ver como funciona na prática:

Primeiramente devemos efetuar o download da suite do Sysinternals, clique no link abaixo para obter as ferramentas:

Suite Sysinternals

Ao descompactar as ferramentas do Sysinternals, procure o aplicativo chamado “AccessEnum” e clique para abri-lo, como mostramos na imagem abaixo:

Em nosso cenário, criamos uma pasta chamada “Teste” e nela inserimos as seguintes permissões:

  1. Administrador: Negando todas as permissões
  2. Vinicius Mozart: Liberando todas as permissões

 

Com o aplicativo aberto, selecionamos a nossa pasta em “C:\Teste” e clicamos em “Scan”. Veja que as permissões já foram listadas da mesma forma que se encontra nas propriedades das pastas.

Se você possuir uma pasta raiz com diversas subpastas e deseja listar todas as permissões, essa dica é muito valiosa para você. Mesmo para quem não procurava essa solução, poderá aproveitar e efetuar agora mesmo uma revisão em seu file server e evitar que problemas futuros em relação as permissões ocorram. Esperamos que essa dica ajude todos os administradores e o dia a dia do profissional de TI.

Deixe uma resposta