Analise o Tamanho das Pastas em seu Servidor com Treesize

Nesse artigo vamos mostrar como analisar e fica por dentro com o tamanho de suas pastas em seu servidor de arquivos. A cada dia que passamos, com o crescimento da tecnologia, o espaço em disco se torna muito importante e precisamos monitorá-los. Para efetuarmos essa análise de uma forma mais prática possível, utilizamos o aplicativo“Treesize Free”, que além de nos mostrar os tamanho de cada pasta, ordena de forma sensacional por vários tipos de visualização, gratuito, e mais, é totalmente compatível com o Windows Server 2003/2008/2012. Esse aplicativo também é compatível com Windows Client XP/7/8 e 8.1.

Para efetuar o download do aplicativo, acesse o link abaixo:

http://www.jam-software.com/treesize_free/

Após efetuar instalação, abre o aplicativo. Veja que podemos escolher entre KB/MB/GB na enumeração e resultados dos diretórios. No exemplo abaixo, optamos por GB:

1

Para iniciarmos o “Scan” nos diretórios, devemos clicar no ícone como mostramos na imagem abaixo e selecionar o caminho que desejamos. No exemplo abaixo, escolhemos o “Scan” em toda unidade C:.

2O processo pode demorar, pois dependerá do tamanho dos diretórios, velocidade dos equipamentos e quantidade de arquivos. Veja abaixo que além de mostrar o tamanho de cada diretório, já ordenou de forma bem simples “por tamanho”. Com essa visualização, fica muito mais fácil navegar e encontrar qual diretório está consumindo mais espaço no disco.

3

Esse recurso é gratuito, mas existe a versão paga que podemos ter as seguintes ferramentas:

– Gerenciar e limpar o espaço em disco de forma eficiente;
– Visualizar o uso do disco;
– Analisar detalhadamente, até os mais baixos níveis de diretório;
– Copiar ou mover arquivos;
– Inúmeras opções de exportação e de relatórios; (Importante)
– A busca de arquivos duplicados; (Importante)
– Programar varreduras e executá-las automaticamente.

Se tiver interesse nas funções e utilizar a versão profissional, acesse:

http://www.jam-software.com/treesize/?&cp=ProductAds&cp_kwd=TSfree_TSpro

Deixe uma resposta