Limpando Armazenamento (Blob) no Microsoft Azure

Nesse artigo vamos mostrar como efetuar a limpeza do armazenamento dentro do Microsoft Azure. Toda máquina virtual que criamos ou até mesmo um utilitário de monitoramento, podem criar “Containers” e isso pode gerar uma desorganização dentro do seu ambiente de nuvem.

Uma boa prática em nuvem, é sempre manter seu ambiente limpo e nunca deixar que discos que não são mais utilizáveis, soltos sem qualquer tarefa.

Clicando em armazenamento, você encontra seus repositórios de discos. Clique no qual deseja efetuar a limpeza, como mostramos na imagem abaixo:

Com o seu armazenamento aberto, clique em “Containers”, veja abaixo que temos um aplicativo de terceiro chamado “Azure Watch” e alguns VHDs:

Clicando em VHDs, percebemos que alguns deles não estão sendo mais utilizados por nenhum aplicativo ou máquina virtual, portando devemos excluí-los. É de extrema importância que, antes da exclusão, verifiquem pela data de última atualização ou até mesmo pela URL, para que não remova algo errado, causando perda de dados em seu ambiente Azure.

Encontrando o VHD correto para exclusão, clique em “Sim”, como mostramos na imagem abaixo:

Com esse procedimento, seu ambiente em nuvem, permanecerá sempre organizado e de fácil gerenciamento. Toda parte de armazenamento de VMS e aplicativos de terceiros, são encontradas nesse local. Espero que algumas dúvidas tenham sido esclarecidas e a dica seja aplicado a todos que utilizam os serviços online da Microsoft.

Deixe uma resposta