Migrando Servidor de Licenças RDS no Windows Server 2012/R2

Nesse artigo vamos mostrar como bloquear tipos de arquivos no Windows Server 2012 R2. A ferramenta a ser utilizada é nativa no Windows Server “Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos”. Muitos administradores utilizam essa ferramenta para criação de cotas e controle dos dados corporativos. Você poderá criar diversas pasta em sua rede e criar triagem para tipos de arquivos diferentes.

Para iniciarmos a configuração, será necessário criação de uma pasta com  as permissões NTFS para acesso a mesma. Não esquecer de aplicar as permissões nos dois níveis, ou seja, “Segurança” “Compartilhamento”.

Abra a console “Gerenciador de Recursos do Servidor de Arquivos” em seu servidor de arquivos, como mostramos na imagem abaixo e clique em “Criar Triagem de Arquivo

No caminho da triagem, aponte para a estrutura de pasta que criamos como “C:\Cotas”. Selecionamos abaixo o modelo de triagem para bloqueio de arquivos de áudio e vídeo. Dentro da ferramenta podemos criar tipos de modelagens personalizados, isso fica a critério do administrador. Quando estiver certo de suas configurações clique em “Criar”:

Podemos também enviar relatórios por e-mail para aviso se algum diretiva entrou em ação. Esse opção é muito importante e deve ser configurada para monitoramento do serviço e melhor uso da ferramenta.

Importante: Os parâmetros de servidor SMTP, devem ser configurados antes de chegarmos nesta etapa.

Com todo o processo acima finalizado, vamos para nossa estação de trabalho. Na imagem abaixo temos o mapeamento com a letra S: mapeando a pasta compartilhada em nosso servidor “C:\Cotas”.

Veja que ao tentarmos copiar um arquivo de vídeo para a pasta, o acesso foi negado.

Com isso o controle de arquivos em seu servidor ficará 100%. Essa ferramenta é muito útil para qualquer tamanho de cenário e é bem vinda para facilitar a vida do profissional de tecnologia.

Deixe uma resposta