Serviço de Gerenciamento no Microsoft Azure (E-mail Alerts)

Nesse artigo vamos falar sobre um excelente recurso de gerenciamento disponibilizado no Microsoft Azure. O “Serviço de Gerenciamento” é um dos recursos mais procurados e utilizados pelos administradores de redes em um cenário de pequeno até grande porte. O recurso permite ao administrador criar regras de alertas dos seguintes itens:

  1. Armazenamento
  2. Banco de Dados SQL
  3. Máquina Virtual
  4. Serviço de Nuvem
  5. Site
  6. Serviço Móvel

Para criar sua primeira regra, clique em “Serviços de Gerenciamento” no menu lateral e depois em “Adicionar Regra”, como mostra a imagem abaixo:

Em nosso exemplo, escolhemos a opção “Máquina Virtual” para monitorarmos:

Na próxima etapa, você poderá escolher o tipo de métrica que deseja monitorar como:

  1. Bytes Gravados em Disco
  2. Bytes Lidos em Disco
  3. Entrada de Rede
  4. Porcentagem de CPU
  5. Saída de Rede
Em nosso exemplo, escolhemos a opção “Porcentagem de CPU” e o valor “100”. Quando nossa CPU chegar a 100% de processamento, vamos receber um alerta via e-mail. Insira um e-mail alternativo se desejar para receber seus alertas. Quando estiver certo que sua regra está de acordo com o que desejar, clique em “Concluído”:

Aguarde a criação da regra. Esse procedimento ficará pronto em segundos.

Pronto! Sua regra está criada. Observe que o “Status” aparecerá como “Não ativado”, isso significa que ainda não foi utilizada e a máquina está com a CPU trabalhando normalmente sem Stress.

Ao efetuar o Stress em nossa CPU e deixá-la em 100% de consumo, o Status modificará para “Ativo” e logo um e-mail de alerta chegará no endereço principal e alternativo (Caso seja configurado).

Veja o e-mail que recebemos após o Stress de nossa CPU.

Esse é um dos itens que podemos monitorar no Microsoft Azure. Um serviço de extrema importância e muito requisitado pelos administradores de rede e infraestrutura. Esperamos que seja uma ótima dica para quem utiliza os serviços online da Microsoft.

Deixe uma resposta