Efetuando Exclusão de Cofre Azure (Diminuição de Custos em Cloud)

Nesse artigo vamos mostrar como efetuar a remoção de um cofre de backup utilizando Site Recovery de uma forma correta e segura. Quando iniciamos uma consultoria em clientes que possuem o Microsoft Azure, sempre nos deparamos com backups e cofre antigos que não estão mais sendo utilizados. Como tudo na nuvem é cobrado pela utilização, esses cofres ainda continuam no consumo. Alguns administradores tem dificuldades em remover os cofres e acabam deixando o recurso parado e consumindo. Vamos ver como remover esse recurso para evitar um consumo e diminuir os custos em sua próxima fatura.

Ao tentar excluir um item de backup ou cofre, você receberá a seguinte mensagem: “The server cannot be unregistered as the security features setting is enabled for hybrid backups”. Isso ocorre, pois o Microsoft Azure possui uma proteção de exclusão temporária.

Para desativar essa opção de “Exclusão temporária”, clique em “Propriedades” e depois vá em “Configurações de Segurança”.

Veja que as opções estão habilitadas.

Clique em “Desabilitada”Antes de desativar essas opções, confira se está exatamente no cofre.Tome muito cuidado para não efetuar essa configuração em outros cofres que estão ativos. Se fizer em um cofre que está em uso, ficará sem proteção de exclusão.

Vamos seguir com as etapas de exclusão. Vá em “Infraestrutura de Backup” e depois em “Servidores Protegidos”.

Selecione o servidor protegido que deseja excluir.

Clique em “Excluir”:

Siga as instruções e clique em “Excluir”:

Pronto! Agente de proteção excluído com sucesso.

Agora vá ao seu Cofre do Site Recovery, vã em “Visão Geral” e clique em “Excluir”.

Sigas as instruções de exclusão e clique em “Sim”:

Pronto! Seu Cofre do Site Recovery também foi excluído com sucesso.

Esperamos que esse pequena dica ajude a todos os administradores a revisarem os seus cofres de backups e elimine-os. Com esse procedimento a diminuição de custos em seu Tenant pode ser significativo, pois um dos recursos mais caros em nuvem é o armazenamento.