Backup Cloud Microsoft SharePoint

O crescimento dos ataques de criptografia estão cada vez mais constantes. Hoje muitas empresas possuem todo o seu servidor de arquivos no Sharepoint (Isso é excelente), pois temos várias coberturas e segurança contra exclusão de dados acidentais, versões anteriores por arquivos e dois níveis de lixeira. Com uma nova versão de Ransomware rodando no mundo digital, precisamos efetuar com urgência um backup do Sharepoint para outro local, pois hoje, o vírus está conseguindo criptografar os arquivos do Sharepoint e afetando também as versões anteriores e backups. A Microsoft já tem conhecimento sobre isso, mas em nota, diz que os dados armazenados no Sharepoint e Office 365 são 100% de responsabilidade do cliente.

O que é um Ransomware?

Este tipo específico de software malicioso é usado para extorsão. Quando um dispositivo é atacado com sucesso, o malware bloqueia a tela ou criptografa todos os dados armazenados no Sharepoint e um resgate é exigido com detalhes para pagamentos sendo mostrados para a vítima. Se não houver o pagamento do resgate, os dados criptografados são perdidos e impossíveis de abri-los.

Por que eu deveria me preocupar?

O mercado contabilizou um aumento de 60% em ataques em 2022. Os ataques mais conhecidos são por abertura de anexos por e-mail e o usuário final é sempre um grande alvo nas infecções. Em caso de infecção, todos os arquivos da empresa são comprometidos e o valor do resgate pode chegar a milhões de reais em Bitcoin. Não existe uma maneira 100% eficaz para se proteger, infelizmente apenas um bom backup poderá ajudar. Cinco empresas já entraram em contato com a Wenz, através de artigos que criamos e todos eles tiveram os seus arquivos no Sharepoint e versões anteriores criptografados.

Como se proteger?

A Wenz trabalha firme nesta questão desde 2014 e sempre aplica as melhores práticas para evitar esse tipo de infecção. Acompanhamos e ajudamos a muitos anos escrevendo artigos para comunidades técnica e profissionais do Brasil e no mundo a se protegerem. A aplicação de segurança em nossos clientes é uma prioridade da Wenz e mesmo com tudo isso, sempre estamos em risco e alerta constantes.

Solução

A Wenz possui uma nova solução e vem oferendo aos clientes uma forma de efetuar os backups do Sharepoint de forma incremental, pois em caso de um ataque Ransonware os dados sejam preservados e não sendo necessário o pagamento do resgate dos arquivos. Com isso, não estaremos contribuindo aos Cyber criminosos e não estaremos financiando o crime virtual.

Clique aqui e receba o seu orçamento