Gerenciamento Automatizado no Microsoft Azure (Insights Operacionais)

Nesse artigo vamos mostrar uma poderosa ferramenta dentro do Microsoft Azure, que ajuda muito os profissionais de tecnologia em gerenciamento unificado, acompanhamento e preventivas diárias. O Microsoft Insights é uma ferramenta completa para coleta de dados em tempo real. Todos os serviços instalados em seu servidor Microsoft são coletados e analisados através de um Dashboard, com isso, todas as informações de seus servidores estarão em suas mãos.

Vamos conhecer um pouco dessa ferramenta. Dentro de sua conta no portal Microsoft Azure, você precisa criar seu primeiro Insights seguindo os passos que são bem simples. Após a criação, acesse no menu lateral “Insights Operacionais” e clique em “Gerenciar” como mostra a imagem abaixo:

Você será redirecionado para o Microsoft Operations Management Suite. Veja que já possuímos um Dashboard criado e com todas as funções que precisamos em nossa página principal.

Temos:

– Gerenciamento de Antivírus;

– Gerenciamento Backup (Serviços de Restauração);

– Azure Site Recovery;

– Automation;

– Segurança e Auditoria;

O Dashboard é totalmente configurável. Você pode montar de acordo com as necessidades e prioridades de sua equipe técnica. Veja abaixo algumas informações que são monitoradas:


Para customizar seu Dashboard e inserir outras funções, clique em “Customize” no fim da página. Na imagem abaixo, pesquisei a palavra “Update”, selecione o que deseja monitorar e clique em “+Add”:


Você pode mover os quadrados do Dashboard e organizar visualmente como melhor desejar.


Em “Solutions Gallery”, você terá diversas opções de monitoramento, coletas, backup, segurança, logs, para gerenciar e facilitar o trabalho de sua equipe. Veja na imagem abaixo algumas soluções pré-definidas na ferramenta:

Esse recurso é uma das melhorias inseridas dentro dos serviços online da Microsoft. Esse tipo de ferramenta se encaixa em qualquer ambiente que necessite de um controle centralizado e automatizado. Esperamos que essa dica ajude a todos os administradores de TI e suas equipes a utilizarem o Microsoft Azure e seus excelentes recursos.

Deixe uma resposta